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PROPÓSITO: AUTENTICIDADE PARA RENOVAR


Durante essa crise, vimos o poder do propósito na união de forças de trabalho. As organizações que já tinham um propósito forte e duradouro se fortaleceram ainda mais e se uniram. No âmbito da saúde, vemos muitas organizações cujo objetivo final não é somente produzir drogas, mas realmente curar pacientes. Para criar esse ambiente de inovação e serviço global, observamos empresas colaborando com os concorrentes nos tratamentos, cooperando com os governos e até distribuindo suprimentos.


As organizações que ainda não encontraram seu propósito criaram um objetivo único: a necessidade de sobreviver a essa crise. Isso está funcionando por enquanto, mas pode significar um enorme risco quando a crise passar. Metaforicamente, são organizações bonsai: estão plantadas num espaço raso e pequeno para se assemelhar a uma réplica de uma árvore da natureza, sendo transformadas por um processo que simula os padrões de crescimento e estrutura geral dos galhos da planta original. Como árvores que crescem livremente, outras organizações se mantêm renovadas: têm raízes profundas, com crescimento constante e trocas de folhas e frutos, se adaptando às condições ambientais.


O mais inteligente num cenário como esse é que as empresas continuem a manter a sua relevância no ecossistema, buscando nas suas raízes descobrir seu propósito e declará-lo. Simon Sinek escreveu o livro Comece com o Porquê? para explicar que algumas organizações são capazes de nos inspirar, e outras não. Ele desenvolveu o modelo do Círculo Dourado (Golden Circle) para sistematizar um novo método de pensar, agir e comunicar (de dentro para fora) com o intuito de criar impacto no mundo.


Fig. 1 – O Círculo Dourado

Todas as empresas sabem dizer o que fazem, algumas sabem explicar como fazem, mas são raras as que sabem comunicar o porquê.


A comunicação das organizações e indivíduos é naturalmente feita de fora para dentro, especialmente em função do período racional que vivemos. A explicação começa no QUE eles fazem, usando características e benefícios para atrair o consumidor e, algumas vezes, vai até COMO fazem, ou como se diferenciam do resto. Por consequência, esperam um comportamento do consumidor, como uma compra, um voto ou apoio. O problema é que isso não inspira a ação humana: fatos e características fazem sentido racional, mas as pessoas não tomam decisões somente a partir de números e vantagens do produto ou serviço.


Líderes e organizações com a capacidade de inspirar pensam, atuam e se comunicam de dentro para fora, começam pelo PORQUÊ, comunicando seu propósito ou causa primeiro. Essa simples sequência na comunicação, quando bem implementada, altera completamente a percepção das pessoas. O que sentimos em relação a uma coisa ou alguém é mais poderoso do que o que pensamos sobre ela.


Dessa forma, conseguimos entender a diferença entre um comprador recorrente e o fiel. Repetir a compra significa que alguém está disposto a continuar a fazer negócios com você, por causa do seu preço, uma característica ou algum tipo de conveniência. Uma vez que essa conveniência não esteja mais disponível, o cliente busca atender suas necessidades em outros lugares. A fidelidade do cliente passa pela opção de sofrer algum tipo de inconveniência para continuar com você: vão pagar mais, viajar mais, orgulhosamente defender sua marca, mesmo que seu produto ou serviço seja mais caro ou esteja mais longe. Isso porque os clientes fiéis entendem e compartilham da sua visão, também querem para o mundo o legado que você busca deixar.


“As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz. Aquilo que você entrega é só uma prova da autenticidade do seu propósito.”

Simon Sinek


Definir um propósito sólido poderá guiar a organização e colocá-la como um agente de transformação do mundo, sendo reconhecida como fonte de mudança e conquistando embaixadores de suas causas, atraindo e retendo talentos para tornar-se longeva. O propósito é também versátil: uma empresa pode usar o propósito para transformar sua cultura organizacional ou definir a visão para inspirar as pessoas. O PORQUÊ pode trazer clareza ao que é indefinido e tornar tangível o que é abstrato.


O líder que traz o propósito como centro para direcionar a equipe, estimula as pessoas a buscar caminhos para dar vida àquele propósito ao cumprir suas tarefas. Quando todos são verdadeiramente envolvidos com uma noção maior de propósito, mesmo em períodos de dificuldade, os colaboradores conseguem encontrar oportunidades, soluções inovadoras, pois enxergam uma causa mais elevada.


Nesse mundo em crise, os negócios não podem mais ser apenas negócios, tudo agora é pessoal e autêntico: como nos comportamos, como operamos, como governamos e como nos relacionamos com pessoas e comunidades. As empresas competirão na confiança, na responsabilidade e na criação e manutenção de relacionamentos profundos com seus stakeholders, enraizados em verdades e valores compartilhados. A liderança do futuro é guiada por um propósito e passa a colocar as pessoas no centro das principais decisões, capacitando-as em habilidades mais humanas para fortalecer ou transformar suas organizações.


Nessa primavera que se inicia, faço um convite para, a partir das suas raízes, deixar florescer o seu propósito!

Artigo escrito pela Conselheira: Isabela Sobreira

Isabela Sobreira é partner da RAIDHO e possui mais de 21 anos de experiência em consultoria em Gestão de Negócios e Pessoas. Começou sua carreira de consultora na Falconi, por onde chegou à liderança de importantes projetos em grandes clientes no Brasil e no exterior. Atuou também no setor do agronegócio como consultora de gestão e como gestora de informação estratégica e inteligência de mercado. Foi responsável pelo planejamento estratégico da Unimed-BH, consolidando-se como especialista nesta área. Mestre em Ciência da Informação, pela UFMG, possui MBA Executivo pelo Ibmec Business School e formação em Design Organizacional. Também é professora de Gestão Estratégica no IBMEC In Company.

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