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Autoconhecimento e Empregabilidade

“Quanto mais eu me autoconheço, mais eu me autodesenvolvo”

Com essa máxima do desenvolvimento pessoal e profissional, iniciamos o que chamamos de “guia do autoconhecimento”


Nosso objetivo é municiá-lo com todas as ferramentas disponíveis nos conteúdos do tema, para que você se sinta cada vez mais competente, entusiasmado e crendo no teu potencial.


Temas e Provocações:


  • O que o mercado espera de um professional “the best”?

  • Quais as principais características de um professional do século 21 e suas competências?


O que o mercado espera de um professional “the best”


Alguns fatores diferenciam uma pessoa da outra, chamamos tecnicamente de “estilo”. Cada um teu o seu e as ferramentas disponíveis para gestão de pessoas nos mostram que normalmente, quando quero conhecer alguém preciso atentar para esses estilos pois ajudarão a compreendermos melhor e convivermos de forma mais harmoniosa com os que estão a nossa volta.


Somos seres “ecológicos”, por isso, quanto mais nos aproximarmos da nossa “ecologia”, melhor nos mostraremos pro mundo e melhor o mundo desfrutará de mim.


A classificação mais impactante e que desemboca nos relacionamentos, positiva ou negativamente é se somos mais sinestésicos, auditivos ou visuais…neurolinguisticamente falando, isso influencia tremendamente nas relações, também chamados de sistemas representacionais ou seja, como eu me apresento pro mundo.


Conhecendo quem são esses (informações básicas):

O que descreve um VISUAL: Ver, olhar mostrar, perspectiva, imagem (óbvio), esclarecer, luminoso, sombrio, brilhante, colorido,visualizar, iluminar,vago, impreciso, nítido,brumoso, uma cena horizonte, clarão fotográfico…


O desenvolvimento de softwares também utiliza os conceito de Top-down e Bottom-up, e são essenciais nesse processo. Eles ajudam no compreensão de sistemas complexos que necessitam de um conhecimento detalhado das partes para seu funcionamento, com testes, usos possíveis e como tudo se encaixa para formar um projeto final.


As ciências humanas, principalmente as neurológicas, também usam essas formas de organização de informações, a exemplo da psicologia. Isso se deve pela necessidade em entender os processos de funcionamento da mente.

A arquitetura também faz grande uso dessas ideias na realização de projetos. Na gestão, esses conceitos são muito utilizados para a tomada de decisões que possuem grande poder de efeito, como por exemplo em empresas e até mesmo na organização do Estado.

Resumindo: necessariamente não preciso simplesmente aceitar as “ordens” ou determinações de uma liderança ou de uma gestão do time que faço parte sem opnar, participar efetivamente em mudanças e tudo mais…influence! Mude! Ajude as pessoas a entenderem outros posicionamentos…seja um agente das mudanças.


Assim, não é só ter competências em sua região confortável de trabalho, mas ir além e conquistar novas com características (às vezes) diferentes e inusitadas.


E…quais são essas “novas competências”. Fonte: KMPG e FAPPES:


1 - Organização


Um grande profissional precisa estar sempre organizado para não deixar que sua vida vire um caos. A organização diz respeito não só da ciência de ter uma agenda e um local de trabalho bem arrumados, mas também engloba a organização mental, muito importante para qualquer pessoa que deseja uma vida saudável em amplos aspectos.


2 - Senso crítico


É de grande valia ter discernimento na vida corrida que nos persegue. Saber diferenciar o inovador do mirabolante e ter o senso crítico para saber quando parar ou mudar alguma atitude ou projeto é extremamente valioso.


3 - Comunicabilidade

Saber se expressar de forma clara e objetiva nunca é demais. A comunicabilidade é capaz de abrir um leque incrível de oportunidades, trocas de experiências e novas ideias, esclarecimentos e consolidar um bom networking.


4 - Interação

Conhecer e interagir com as pessoas a sua volta, seja na vida profissional ou na pessoal, é muito saudável. A interação muitas vezes diz respeito ao interesse e a vontade de sempre enriquecer relacionamentos.


5 - Cidadania

Cidadania quer dizer respeito; respeitar ao próximo e a si mesmo. Trabalhando em parceira com a empatia, a humildade e a solidariedade, o cidadão se torna uma pessoa capaz de expandir e passar adiante seus valores e pensamentos.


6 - Aplicabilidade

É de extrema importância saber onde e quando aplicar determinadas ideias, conhecimentos e experiências. Não adianta ter a receita do bolo sem saber fazê-lo; a aplicabilidade trará discernimento em fazer tudo que precisa ser feito no momento e em condições corretas.


7 - Flexibilidade

Ser flexível é estar disposto a transformar situações ruins em novas oportunidades. Ter tempo para se divertir e saber separar a atenção necessária às diferentes situações da vida cotidiana, sem precisar levar nada ao “extremo”.


8 - Inovação

No mundo em que vivemos, não podemos estar no patamar do “mais do mesmo”. Ser capaz de inovar, em qualquer aspecto, significa estar aberto ao mundo que vivemos hoje, compreendendo-o e estudando-o sempre, sem perder as oportunidades apresentadas à nossa frente a todo momento.


As 8 ferramentas do Século XXI são essenciais para que você deixe de ser uma, afinal, um grande profissional não é mais aquele que só “serve” para o que está destinado a fazer no seu trabalho, mas sim aquele que sabe aplicar seus conhecimentos em qualquer situação profissional e pessoal.

Quer saber mais? Confira aqui, em Material de Apoio, o artigo completo!


Artigo escrito pelo Conselheiro Daniel Bregantin


  • Administrador de Empresas. Comunicação, Especialização em Neurolingüística.

  • Consultor e facilitador de treinamentos vivenciais – “outdoor”- e de negociação, excelência do atendimento em serviços e vendas.

  • Analista Quântico - Analista PI – Analista DISC – Certificação Best in Class Leadership e Liderança Situacional.

  • Palestrante, motivador, orientador. Professor de graduação e Pós-Graduação


  • Trinta anos de carreira profissional, sendo dez anos na área de Capacitação Humana, Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, nas organizações: Sandoz, Ciba Geigy, Novartis, Altana Pharma/Nycomed, Aventis Pasteur, Wyeth, Pfizer, Danone, Hypermarcas, DS Development Systems, CLSB, Securit, Claro, Vivo Empresas, Embratel, TecBan, Livraria Saraiva, Santander, Galderma, Tour House, Farmoquímica-Invictus, Actavis, DG Consulting

  • Experiência em desenvolvimento pessoal e profissional, qualidade, eventos de treinamento em diversas áreas empresariais.

  • Desenho, desenvolvimento e implemento de Universidades Corporativas para incremento da gestão do conhecimento nas instituições com grande conteúdo informativo sobre seus produtos.

  • Expertise na criação de programas específicos para profissionais que atendem aos PDVs (farmácias, instituições financeiras, áreas da educação e cultura).

  • Expertise na coordenação de convenções nacionais e internacionais.

  • Habilitação para Ministração de Cursos de Negociação, Técnicas de Vendas, Vendas Consultivas.

  • Desenho e aplicação de games de treinamento para diversos públicos. Contato: Linkedin

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