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Competência: A Inteligência em Ação

O Fórum Econômico Mundial (FEM), em seu relatório que apresenta tendências do futuro do trabalho, “The future of Jobs Report”, apresentou as 10 competências necessárias ao líder moderno para lidar com a complexidade do mundo atual. O FEM é uma organização sem fins lucrativos em Genebra e é mais conhecido por suas reuniões anuais em Davos, na Suíça, quando se reúnem os principais líderes empresariais e políticos, assim como intelectuais e jornalistas selecionados para discutir as questões mais urgentes enfrentadas mundialmente.


Antes de prosseguirmos, eu gostaria de alinhar o conceito que eu uso de competência nos projetos de desenvolvimento de executivos da RAIDHO Consultoria. Competência é a capacidade de transformar o conhecimento intelectual, o saber, em ações concretas que conduzam à entrega de um resultado. O que difere então o conhecimento tácito (conhecimento aplicado) da competência instalada? A diferença está na capacidade de um profissional em identificar quando é necessário aplicar um conhecimento e na motivação para colocá-lo em prática. Em resumo, não adianta apenas o saber e a habilidade de colocá-lo em prática, é necessário ter o desejo e a proatividade para aplicá-lo.


Ainda nesse conceito, trago uma reflexão: como posso expressar uma competência se não estou ligado diretamente a uma área ou inserido em um projeto onde o conhecimento será demandado? O nível de proficiência no desenvolvimento de um profissional em uma competência pode ser observado na expressão de seu comportamento no dia a dia, expresso no modelo mental das construções e narrativas do indivíduo, considerando o contexto no qual está inserido. Assim, para uma mesma competência, devemos esperar comportamentos distintos associados ao nível de maturidade do profissional e ao nível de complexidade de gestão sob sua responsabilidade. Dessa forma, uma competência como “colaboração” terá comportamentos que podem ser diferentes para um coordenador, um gerente ou diretor.


No nível organizacional, as competências são definidas pensando nas estratégias que precisam ser implementadas. Dessa forma, conhecer quais competências estão instaladas e quais apresentam maiores desafios no desenvolvimento deveria ser uma das agendas importantes dos principais líderes que querem ter eficácia na execução de suas estratégias. Esse mapa de competências geralmente revela desafios pessoais aos profissionais, bem como desafios organizacionais, uma vez que muitos comportamentos podem não ser expressos simplesmente porque ainda não foi importante para a empresa.


Uma mesma competência pode ser expressa diferentemente em organizações distintas, pois os comportamentos observados no presente e aqueles que se quer estimular no futuro precisam estar alinhados com os valores organizacionais e, principalmente, com o propósito de cada empresam, reforçando a cultura atual ou direcionando para a cultura desejada.


Dessa forma, eu lhes convido para olharmos as competências listadas pelo Fórum como uma necessidade premente a ser discutida nas organizações para identificarmos os comportamentos desejáveis, impactando as entregas e resultados no presente e no futuro.


A figura 1 apresenta os centros de conhecimento necessários ao líder moderno segundo o FEM, no seu The future of Jobs Report, 2016.

Figura 1: Centros de Conhecimento do líder moderno.


No quadro abaixo, eu sintetizo alguns aspectos relevantes sobre cada competência.


Embora o relatório do FEM tenha sido elaborado a partir de um debate em 2016, ele busca definir competências essenciais do futuro líder, diante dos desafios que estavam sendo projetados para 2020.


Olhando para os desafios atuais, trago as seguintes reflexões para todos nós:


Quais competências, apresentadas acima, são necessárias ao seu desenvolvimento pessoal? Se tivesse que escolher duas prioritárias para iniciar a jornada 2020 do seu autodesenvolvimento, quais seriam?


E na sua organização, que competências você percebe maior oportunidade de desenvolvimento?


Vamos aprofundar sobre o tema? Conecte-se com a RAIDHO e vamos encontrar a melhor solução para o desenvolvimento das pessoas na sua empresa.


Por: Reinaldo Rachid


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