• Equipe wwwarpando

EMPRESA TRADICIONAL E “STARTUP” JUNTAS SOB O MESMO TETO

Atualizado: Ago 11

Por Jaqueline Theodoro Ribas Johnsen e Simon Søndergaard Johnsen


Eu me chamo Jaqueline e sou casada com o Simon. Nós moramos em São Paulo e trabalhamos em duas empresas que são consideradas opostas. O Simon trabalha em uma startup em fase de pré-seed (fase do negócio imediatamente após a entrada de recursos financeiros oriundos de investidores anjo) que está buscando o seu product-market fit (posicionamento de mercado). Eu trabalho em uma multinacional que atua há algumas décadas no mercado brasileiro.


Queremos compartilhar um pouco sobre como tem sido a experiência de trabalhar juntos no mesmo ambiente e em empresas tão diferentes.


Nós percebemos que no começo da pandemia, grande parte das empresas tradicionais não tinham a estrutura necessária para conseguir trabalhar remotamente de um dia para o outro. Já as startups geralmente contam com um time enxuto e nascem com uma estrutura cloud (estrutura não física, com profissionais conectados á distância), o que possibilitou poderem trabalhar de qualquer lugar sem problemas.


No entanto, o departamento de TI da empresa em que eu trabalho está de parabéns, porque contamos com um atendimento remoto excelente. No caso do Simon, o home office foi implantado facilmente, porém, eles tiveram que mudar o seu modelo de negócio para não ficarem dependentes da retomada ao “normal”.


Acreditamos que cada tipo de empresa têm os seus prós e contras, mas ao mesmo tempo somos todos muito parecidos. Todos nós continuamos com metas para cumprir e encontramos uma nova rotina que funciona. Todos nós estamos pela primeira vez vivenciando happy hours a distância. Não importa se você trabalha em uma startup ou em uma multinacional, no fim do dia estamos todos fazendo parte de um mesmo propósito: atender os nossos clientes da melhor maneira. E nós acreditamos que sairemos dessa experiência com aprendizados valiosos.


Grande abraço,

Jaqueline e Simon

  1. E você, como vê as diferenças entre trabalhar de maneira independente, como empreendedor ou numa startup em relação a trabalhar em grandes empresas tradicionais e estruturadas?

  2. O que este momento está trazendo de discussão e conscientização acerca das formas de trabalho?




Este vídeo atende a 4 principais objetivos de desenvolvimento sustentável:








Leia também neste blog:


VUCA: Como colocar seu motor warp em funcionamento! - Por: Pá Falcão






Sobrevivência na Reclusão - Por Lígia Mardiression





O normal do novo - Por Lígia Mardiression






#negocios #empresas #homeoffice

17 visualizações

Receba nossas atualizações

  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram