MENTALIDADE EMPREENDEDORA


Ser empreendedor não é tarefa simples, e transformar um sonho em realidade pode vir a ser um enorme desafio. Ainda mais no Brasil, onde as dificuldades surgem por todos os lados e das mais variadas formas: instabilidade política e econômica, leis trabalhistas, grandes cargas tributárias. O que influencia, de fato, o sucesso ou não de um empreendimento? Muitos estudiosos afirmam que o mindset do empreendedor é o principal fator que influencia o sucesso ou fracasso em um negócio. Dizem que empreendedores são pessoas motivadas, ousadas, inovadoras, determinadas e corajosas. Entretanto, será que todas as pessoas que estão empreendendo atualmente possuem uma mente empreendedora, com habilidades e capacidades que favorecem o sucesso em seus negócios?


Vamos, primeiramente, ao conceito de mindset: em tradução livre, significa mente configurada ou configuração da mente. Mindset é a mentalidade que cada um de nós tem em relação à vida, é o modo como você vê o mundo, é como um MAPA formado pelas suas crenças e valores. Este conjunto de atitudes mentais influencia diretamente em nossos comportamentos e pensamentos, sendo decisivo para alcançarmos sucesso ou não. O mindset é uma parte importante de nossa personalidade, mas, ao contrário do que se pensa, é possível modificá-lo.


Segundo Carol S. Dweck, professora de Psicologia da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, nosso mindset explica, e muito, o nosso modo otimista ou pessimista de ver a vida e se portar diante dela.




Se você se identifica com o mindset de crescimento, você pode criar novas características e padrões mentais que podem lhe auxiliar frente aos objetivos em seu negócio, desenvolvendo habilidades e sendo paciente, persistente, focado e dedicado a isso. As pessoas com este perfil são aquelas que buscam incessantemente vencer suas limitações e aprimorar seus conhecimentos, rompendo o seu padrão antigo de pensamento para que sua mentalidade mude em direção a uma mentalidade empreendedora, geralmente obtendo sucesso.


Fundadores de negócios de sucesso, autores de boas ideias, figuras inovadoras – são exemplos de pessoas com mindset empreendedor e que apresentam características comuns que podem ser percebidas. São pessoas que sabem onde querem chegar, tendo uma visão muito clara de seus objetivos, se baseiam no propósito para fazer o sonho se tornar realidade. Usam o propósito do seu negócio como uma bússola, assim, todos que fazem parte do seu time passam a se conectar com o mesmo objetivo, fazendo com que seu negócio prospere.


A proatividade é uma das principais características de um mindset empreendedor. Ir além, entregar um pouco mais do que seu cliente espera, superando suas expectativas, gera um diferencial de seu negócio para cada cliente. Essa proatividade presente desde o planejamento e internalizada no centro de tudo que o empreendedor executa se torna um diferencial. Dessa forma, acaba se tornando um hábito, o que faz com que ele se destaque no ecossistema que atua.


O mindset empreendedor leva a pessoa a estar sempre em busca do aprendizado sobre si mesmo, fazendo do autoconhecimento e desenvolvimento uma prática constante. Ao mudar seu mindset, o empreendedor percebe a influência positiva para mudar os resultados de seu negócio, considerando esse desenvolvimento como um investimento que certamente traz retorno para si mesmo e todos os que compõem seu time. O autoconhecimento e a inteligência emocional propiciam o desenvolvimento da capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e das outras pessoas, lidando melhor com eles. Isso favorece uma boa comunicação, que é essencial em diversos momentos do negócio, na liderança, negociação, vendas, relacionamento com equipe, investidores e clientes. Além disso, o autoconhecimento aliado à prática da atenção plena ao momento presente se torna fundamental para despertar a criatividade.


Um mindset de empreendedor de sucesso demanda grande variedade de informação com muita frequência, desde necessidades do seu cliente a desempenho financeiro ou operacional de seu negócio. A busca de informações é o que gera a segurança na tomada de decisões, potencializando o planejamento eficaz. Se sua jornada não for planejada, o empreendedor estará sujeito a não saber como enfrentar cada etapa a ser cumprida até que alcance o destino (objetivo) desejado. Para que o planejamento seja executado e cumprido, é necessário que haja disciplina e foco.


Empreendedores são pessoas comprometidas com seus negócios, despendendo tempo e energia necessários para que consigam atingir seus objetivos, alinhados com seu propósito de vida. Não raro se tornam líderes pela força interna que possuem, sua determinação e empenho constante. São capazes de se juntar às pessoas com os quais atuam para auxiliar quando necessário e não criam desculpas para que algo não seja feito. Encaram os erros como aprendizado e crescem com eles o mais rápido possível, se tornando cada vez mais experientes. Abordam problemas de todos os lados, corroborando com as tendências preconizadas pelo Fórum Econômico Mundial de que uma das habilidades mais importantes para os grandes líderes é lidar com a solução de problemas complexos (listo ao final artigos sobre esse tema já publicados aqui no blog).


Possuir um mindset empreendedor não significa que você tenha que ter seu próprio negócio. Significa apenas utilizar a sua criatividade, experiência e inteligência emocional para resolver problemas, aprender rapidamente e liderar novas ideias. Muito da mentalidade empreendedora é simplesmente fazer e ter a disciplina para executar tudo o que foi pensado e planejado, fornecendo valor ao que é feito.

Artigo escrito pela Conselheira: Isabela Sobreira


Isabela Sobreira é partner da RAIDHO e possui mais de 21 anos de experiência em consultoria em Gestão de Negócios e Pessoas. Começou sua carreira de consultora na Falconi, por onde chegou à liderança de importantes projetos em grandes clientes no Brasil e no exterior. Atuou também no setor do agronegócio como consultora de gestão e como gestora de informação estratégica e inteligência de mercado. Foi responsável pelo planejamento estratégico da Unimed-BH, consolidando-se como especialista nesta área.

Mestre em Ciência da Informação, pela UFMG, possui MBA Executivo pelo Ibmec Business School e formação em Design Organizacional. Também é professora de Gestão Estratégica no IBMEC In Company.


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