• Equipe wwwarpando

Negócios de Impacto Social e os Empreendedores com Propósito

Atualizado: Ago 5

Nos dias 30 de junho e 01 de julho aconteceu a versão online do Fórum de Investimentos e Negócios de Impacto - Impacta Mais, quando se debateu a construção de uma nova economia com impacto positivo. Conforme divulgado no site do evento, o mundo tem passado por rápidas transformações que trouxeram o imperativo de recriarmos um modelo de desenvolvimento que coloque as pessoas e o planeta no centro das nossas decisões de negócios, de investimentos e de atuação social. O Fórum de Investimentos e Negócios de Impacto 2020 é o ponto de encontro entre pessoas e organizações engajados em buscar soluções para os grandes desafios socioambientais por meio de novos modelos de negócios.


Durante o evento foram apresentadas novas formas de resolver os problemas sociais de forma empreendedora, investindo em negócios que geram impacto sócio e ambiental positivo. Foram apresentados modelos inovadores, reflexões de política pública, modelos de avaliação para comprovação do impacto e instrumentos financeiros que estão disponíveis para os empreendedores que querem gerar impacto, criando negócios que são capazes de gerar lucro conectados a um propósito.


O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), um dos realizadores do evento, é uma organização de sociedade civil que atua há 20 anos na articulação de líderes e no fomento de inovações sociais que sejam capazes de gerar impacto positivo na população de baixa renda. O ICE trabalha em conjunto com associados e parceiros para criar um círculo virtuoso com mais capital, mais negócios de impactos prontos para serem investidos. O ICE ocupa a Diretoria Executiva do movimento Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil, uma inciativa criada em 2014 para apoiar e fortalecer o ecossistema a partir da produção e disseminação de conteúdos e articulação com atores estratégicos. No site descrito no final do texto você pode localizar diversas publicações que definem e qualificam os negócios de impacto, relatórios de conquista e avanços do ecossistema, bem como publicações das redes de impacto apresentando casos de sucesso inspiradores.


Se você tem uma ideia que pode gerar impacto social, contribuindo para a redução da desigualdade social enorme presente em nosso país, pesquise sobre o Programa de Incubação e Aceleração de Impacto, uma parceria entre ICE, Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) com o objetivo de ampliar o número de negócios de impacto qualificados e escaláveis prontos para receber investimentos e consolidar a atuação de aceleradoras e incubadoras na atração, seleção e acompanhamento de Negócios de Impacto Social.


Conhecendo mais sobre esse ecossistema, eu descobri que existem pessoas no mundo que estão fortemente engajadas em debater e contribuir para a erradicação da pobreza, da fome e redução das desigualdades destinando recursos em condições estruturadas para esse tipo de negócio ou mesmo por filantropia. Na semana em que estamos falando do pilar Pessoas dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, como explicado na live que realizamos dia 30 de julho (link abaixo), resolvi compartilhar essas iniciativas para que mais empreendedores possam acessar esse ecossistema e descobrir alternativas para viabilizar seus negócios e seus sonhos de criar cidades, um país e um mundo melhor.


Por: Reinaldo Rachid

Este vídeo atende a 4 principais objetivos de desenvolvimento sustentável:


















Links mencionados.


https://ice.org.br/

http://aliancapeloimpacto.org.br/publicacoes/

http://impactamais.org.br/

https://pipe.social/ (censo de 1.002negócios de impacto)


Vídeo da Live “O que são as ODS da ONU?”

https://www.youtube.com/watch?v=KsoAIvmKdBs&t=1875s


#negocios



22 visualizações

Receba nossas atualizações

  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram