O que cabe dentro da Sustentabilidade Warpando

O tema Sustentabilidade não é novo, surgiu nos anos 70, e desde seu aparecimento convivemos com uma multiplicidade de abordagens a que se associa.

Atualmente coexistem concepções de sustentabilidade associadas a causas nobres e éticas, MAS também existe abordagens que surgem do processo de apropriação por outras causas nem tão éticas assim contribuindo para o “greenwashing”, a maquiagem verde de ações insustentáveis.

Na perspectiva que adotamos e trabalhamos, muitas coisas cabem dentro da Sustentabilidade, considerando a raiz e os desdobramentos da corrente de sentir/pensar que nos orienta.


Dimensões da sustentabilidade e suas caraterísticas. No centro conectando Sustentabilidade e Cuidar da Vida, surge a La durabilité, empresa que atua com educação e sustentabilidade. Partindo da essência que é Cuidar da Vida, acredito em uma visão de Sustentabilidade Ampliada que conecta princípios e valores (pessoais e coletivos), à gestão de estruturas (físicas e virtuais) e recursos ambientais; e os resultados desta relação sob a visão das novas economias. Precisa-se, mais do que nunca, compreender e desenvolver serviços e produtos que promovam o entendimento da sustentabilidade e formas para incorporá-la no cotidiano de pessoas, grupos e instituições. Vários caminhos são possíveis, necessários e complementares. Algumas trilhas em que acreditamos passam pelo pensar/agir no âmbito da Educação, do Planejamento estratégico e gestão, da Permacultura e tecnologias sustentáveis. A Sustentabilidade Ampliada aplicada à realidade empresarial, relação com clientes parceiros, fornecedores e formatação de produtos e serviços, traz em sua base valores como:


* Fazer Junto-colaboração * Cuidado-sensibilidade

* Responsabilidade * Flexibilidade

* Criatividade-liberdade * Coerência

* Respeito-empatia * Práxis (colocar as ideias em prática)


Esse conjunto de valores é a base de nossa empresa La durabilité, e tem nos orientado na materialização as Sustentabilidade Ampliada em nossa caminhada.

Sustentabilidade Ampliada — onde tudo se conecta



Através da La durabilité, suas bases conceituais, serviços e produtos, estamos lapidando a visão da Sustentabilidade Ampliada.


Assim como as bonecas russas, entende-se que esta abordagem abarca um conjunto de elementos que, apesar de terem contornos definidos, se comunicam, se influenciam e se complementam quando vistos de forma conjunta. Cada uma das três áreas de atuação


(educação, planejamento estratégico, permacultura) aqui citadas, traz esta visão e se olhar de perto, cada uma delas, também encontra-se um novo mundo de subtemas, de trilhas possíveis.

Lidar com esta figura complexa é nosso humilde e ousado desafio. Tecer através da Sustentabilidade Ampliada, uma nova realidade que transita entre vários campos do saber, do sentir, do perceber e do agir.

Como comentado no início deste texto, organizar, criar um contorno na rede quase infinita de arranjos possíveis que a sustentabilidade provoca é um exercício exigente. Comunicar esse desenho que está em construção, por meio das ações da La durabilité, também, demanda cuidado, um andar sem pressa, em fluxo e com a qualidade que este diálogo merece, sabendo que as boas e fortes conexões são regidas tanto pelo tempo do agir quando pelo tempo do sentir.

Esperamos ter sua companhia nesta trilha que estamos criando com cada pulsar da La durabilité! Por: Angela Schmidt

16 visualizações

Receba nossas atualizações

  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram