• Equipe wwwarpando

Os pensamentos que a vacina traz...

E, no dia que tão sonhada vacina vira realidade no Brasil, eis que me deparo com este post no Facebook:


OXFORD: Quase MIL anos de História. Milhões de pesquisas chanceladas. Milhares de pesquisas com Qualys A. Opera a maior editora Universitária do Mundo. Em seus quadros, já teve 30 prêmios nobel. Berço de Stephen Hawking.


FIOCRUZ: Mais de CEM anos de História. Berço do gênio reconhecido internacionalmente Oswaldo Cruz. Em 1964, no GOLPE, seus cientistas tiveram seus direitos políticos cassados. Primeira instituição da América Latina a isolar o vírus HIV. Uma das instituições que melhor decifra genomas no PLANETA.

SINOVAC: Mais de 20 anos de História. Estuda e fabrica vacinas Healive (hepatite A), Bilive (hepatite combinada A e B, Anflu (gripe), Panflu (H5N1) e PANFLU.1 (H1N1). Também atua no desenvolvimento de uma vacina contra a encefalite japonesa.


BUTANTAN: Mais de CEM anos de História. Considerado um dos principais centros científicos do MUNDO. Referência Mundial em soros antiofídicos, vacinas para pneumonias bacterianas, dengue e zika. Berço de Vital Brasil.


PFIZER: Mais de 150 anos de História. Pioneira na fabricação de antibióticos. Possui portfólio com cerca de 100 produtos em diferentes classes terapêuticas para o tratamento de diversas doenças. Abriga MILHARES de cientistas focados no desenvolvimento de novas terapias para doenças cardiovasculares, do Sistema Nervoso Central, Câncer, Aids, entre outras.


BIONTECH: Mais de 20 anos de História. Desenvolve sobretudo tecnologias e medicamentos para imunoterapia individualizada de câncer. Especialista em RNA, células e genes, proteínas (celulares) e moléculas pequenas (nanomoléculas).


Movimento ANTI-VACINA: Formados no zap-zap, com Mestrado no Facebook e Doutorado no Instagram.


Copie e cole, vamos disseminar informação e acabar com essa ignorância que quer dominar nosso país


#VacinaPraTodosJá #vacinasim #cienciasalvavidas #saudeparatodos


Sim! Contando os minutos para poder erguer minha manga de camisa e receber uma agulhada, que, simbolicamente, arderá alguns segundos e depois trará um torpor de alguns dias (isso! não dá para tomar vacina e já se achar imune como o Super Homem... a vacina tem um tempo para estimular a produção de anticorpos e estudos dizem que o melhor nível de imunidade à doença só poderá ser conseguido após a aplicação de uma segunda dose...).

Contando os minutos para que possamos arriscar uma volta segura às ruas, com ganas de trabalho duro para reconstruir nossas vivências, produtividade e credibilidade.

O que menos quero é que a ignorância das pessoas continue sendo o maior problema além do vírus... isso sem contar no oportunismo político em nosso país, afetando a idoneidade técnico-científica das organizações.

Tomo aqui, então, a liberdade de compartilhar alguns links que ESTUDEI para entender as vacinas e poder apoiar meus familiares e pessoas próximas a compreender esta maravilha que estamos, de verdade, precisando!

  1. Aqui, Dr Luiz Fernando Reis , diretor de pesquisa do Sírio Libanês , em SP, explicando conceitos super importantes de imunologia, aplicados à COVID-19, inclusive sobre as vacinas https://www.youtube.com/watch?v=qmRgo5vqRgA

  2. Sem, absolutamente, nenhuma opinião minha acerca do meio de comunicação deste próximo link, no que pude analisar das respostas, achei bastante esclarecedor. Este link fala sobre a eficácia da vacina Coronavac. Tenho orgulho da entidade que está tocando este projeto! https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/01/14/eficacia-da-coronavac-veja-perguntas-e-respostas.ghtml

  3. O que para mim faz muito sentido discutir é uma visão de proteção do indivíduo contra a COVID-19 versus a necessidade de se pensar coletivamente, com políticas de saúde pública, por uma ótica epidemiológica. Seguem links sobre “Imunidade de Rebanho” https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/100-imunidade-de-rebanho https://coronavirus.butantan.gov.br/

  4. Tenho apreciado as entrevistas/falas/artigos do Dr Esper Kallas: https://www.youtube.com/watch?v=_yIz5vA32zs (entrevista no Jornal da Cultura) http://usptalks.prp.usp.br/pt/usp-talks-35-ciencia-x-coronavirus-epidemiologia-da-doenca-esper-kallas/ (talvez um tantinho “antigo” – este link é de maio/2020 - mas aqui há uma prova viva de que o conhecimento adquirido sobre a doença, tratamento e prevenção, tem mudado rapidamente... Vejo como uma provocação para a ciência da saúde, daqui para frente. Os padrões de tempo , decididamente, foram acelerados... Não dá mais para aceitar que um processo de pesquisa clínica demore anos. Os pesquisadores, com todos os movimentos pela vacina ou por estudo de medicamentos para o tratamento dos pacientes, já provaram que dá para fazer mais rápido, em prol da saúde e do bem estar do ser humano!

  5. Outro profissional da saúde que respeito profundamente é o Dr G. Vecina. Fundador da ANVISA, fala sem muitas “papas na língua”. Trabalhei pertinho dele na época que ele era presidente do Sírio Libanês. Neste link há a notícia sobre a participação dele no Jornal da Cultura e , no próprio texto, o link da entrevista que ele concedeu... https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2021/01/07/apresentadora-da-tv-cultura-ri-com-fala-de-medico-tem-muito-medico-burro.htm


Agradeço a liberdade de ter feito e aqui publicado, uma pequena curadoria sobre o tema. Claro que há o filtro que vem de minha história, da minha formação (sou bióloga e estudei farmacologia), da minha trajetória de carreira e do valor que rege minha vida que é o de apoiar o conhecimento e o desenvolvimento (principalmente do senso-crítico) das pessoas ao meu redor. Esta foi a forma que escolhi para me blindar das teorias de conspiração e do negacionismo. Estou à disposição para conversar e debater idéias acerca deste momento que estamos vivendo e o que podemos faze , no nosso raio de influência, para não “surtar de vez”...


Por: Lígia Mardiression

Confira também:









Perspectivas para 2021 - Pela Simone Catalan











A Trilha menos percorrida - Pela Pá Falcão

89 visualizações0 comentário