• Equipe wwwarpando

Primavera, renovações, ciclos, conexões. A vida se faz no conectar!

Estamos encerrando o Inverno e que venha a primavera, momento de renovação no ciclo natural. Assim, como a natureza tem seus ciclos, os seres humanos também, afinal, somos um fractal desse ecossistema.


Nesse sentido, o texto de hoje é uma homenagem ao meu Tio Toninho, que neste momento está lutando, em mais um novo ciclo de vida, em um grande desafio, diante do COVID.


O porque escrever sobre ele? Porque foi na conexão com meu tio, que é um grande vendedor, que eu entendi a importância de se conectar com o cliente. Dos diversos vendedores que eu já conheci e treinei em minha vida, digo que o meu tio sempre foi um exemplo pessoal, de como criar empatia com o cliente. Diversas vezes, presenciei ele fazer um cliente desconhecido se tornar um grande "amigo", por conseguir escutar, relacionar e compreender o que o mesmo desejava, sempre buscando solucionar as diversas questões e demandas.


Ao analisar algumas conexões com os clientes, que realizamos durante alguns períodos compartilhados de trabalho, ressalto que ele conseguia realizar uma conexão de empatia de mão dupla. Com a personalidade forte que tem, conseguia se conectar demonstrando a sua essência e valores e ao mesmo tempo compreendendo as posições dos clientes. Assim, também sempre foi a minha relação com ele, apesar das divergências, o RESPEITO, o carinho e a vontade de se conectar sempre prevaleceram. Aprendi com ele que tem os diversos ciclos, também nas conexões, o de estar próximo, o de estar distante, o de falar, o de escutar, o de se calar, o de avançar, o de recuar, etc.


Vejo que a busca por relações empáticas, são fundamentais para conseguirmos estabelecermos diversos e diversos ciclos de renovação, diversas primaveras, seja em uma relação comercial, seja em família, seja até mesmo com um desconhecido ou com outras espécies.


Enfim, preservemos a vida, que se faz nesse se conectar de forma empática. Que você consiga Tio com garra, superar mais esse desafio e ter junto conosco muitas outras primaveras. Em empatia com você, com todos os ensinamentos compartilhados e também com todas as divergências vividas que também são para mim momentos de nos RENOVARMOS.


Em empatia com todos que também estão passando por essa situação e com um contexto social ampliado que nos demanda uma visão de empatia em prol da RENOVAÇÃO e preservação de muitas e muitas vidas.


Por: Simone Catalan

Leia também no nosso Blog:




O ponto de vista é apenas a vista de um ponto - Por Simone Catalan












Propósito: Autenticidade para Renovar - Pela conselheira Isabela Sobreira











Confiança, cuidado, colaboração e parcerias servem "pra que" mesmo? - Pela Angela Schmidt






#renovação #primavera #conexão #ciclos #respeito #empatia #cliente

Receba nossas atualizações

  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram