Quais são suas metas para 2021?

Janeiro é um mês para nós, ocidentais, marcado pelo início de um novo ciclo, quando nos vemos diante um ano inteiro para realizar nossos sonhos e conquistas. Sim, habitualmente, terminamos o ciclo anterior com esperança de um ciclo melhor e desejando à nós mesmos e aos outros um ano cheio de realizações, geralmente acompanhado de melhor saúde, amor presente e dinheiro no bolso.


Algumas pessoas vão além das expectativas de melhores resultados e criam verdadeiras metas para guiar as decisões no ano seguinte. Essas pessoas, ao final de um ciclo, costumam parar e refletir sobre algumas questões:


  1. O que eu realizei durante o ano que passou?

  2. Dos objetivos que foram estabelecidos (formalmente ou não), quantos e quais foram alcançados?

  3. Por que razão não foi possível alcançar determinados objetivos?

  4. O que eu poderia ter feito e não fiz?


Responder essas questões nos permite aprender com a trajetória realizada no ciclo anterior e determinar o que precisa ser feito diferente no novo ciclo.


Se queremos que nossos desejos e sonhos se tornem realidade, o primeiro passo é ter clareza de onde queremos chegar, o que queremos conquistar e realizar. Para isso, é fundamental que sejam estabelecidas metas que explicitem o objetivo a ser alcançado, o valor e o prazo (o quê, quanto e quando).


O objetivo de uma meta reflete o tema em que é preciso trabalhar e geralmente começa com um verbo no infinitivo, indicando uma ação de conquista, de movimento, de evolução. Por exemplo, reduzir despesas, aumentar as vendas, comprar um carro, fazer uma viagem, perder peso, etc, são apenas objetivos e não metas, pois faltam elementos para que se possa tangibilizar as intenções. Esses objetivos estão estabelecidos no resultado que se quer alcançar, sendo conseqüências de uma série de outros fatores, o que nos indica que serão necessárias novas ações mais objetivas ao longo do caminho.


O valor representa o resultado que se quer alcançar e precisa ser mensurável. Por exemplo:


- Reduzir as despesas em 30% em relação ao ano anterior.

- Vender 12% a mais que o realizado ano anterior.

- Comprar um carro de R$ 70.000,00.


O prazo é o determinante de quão rápido você quer atingir sua meta e lhe dará um indicativo de limite de tempo para que as ações necessárias sejam realizadas.


- Reduzir as despesas em 30% até 31/05/2021 – Significa que sua base de comparação com o ano anterior serão os 5 meses de cada ano e que em junho de 2021 você já estará vivendo com 30% a menos de gasto que a média do ano anterior.


- Perder o peso de 10Kg até 20/09/2021 – Significa que ao chegar a primavera você terá que ter perdido 10Kg em relação ao peso que estava em janeiro de 2021. Outra forma de escrever a mesma meta seria: Atingir o peso de 70 Kg até 20/09/2021, perdendo 10 Kg dos atuais 80 Kg. Ao tornar mais clara a sua meta, estabelecendo o ponto de partida e de chegada, você delimitará mais facilmente o tamanho do esforço e, conseqüentemente, o empenho que terá que ter para o alcance do resultado desejado.


Quase sempre, as metas definidas trazem desafios para serem alcançadas. Por essa razão, é também muito importante que se consiga estabelecer pequenos avanços em direção ao objetivo maior. Para alcançar um resultado em setembro, é preciso determinar valores do objetivo mês a mês (ou em periodicidade menor) criando uma curva de chegada da meta. Nesse exemplo, para o objetivo de perder 10 Kg até setembro de 2021, quantos quilos deverão ser perdidos em fevereiro, março, abril, junho, julho e agosto?


A definição de objetivos mensais lhe ajudará em dois importantes aspectos:


  1. nada irá acontecer se você continuar fazendo tudo da mesma forma que antes. Logo, ações que não eram realizadas precisarão ser planejadas para que seu objetivo mensal seja alcançado. A quantidade e efetividade dessas ações guardam relação direta com os desafios que foram apropriados em cada ciclo mensal.

  2. permitirá que você monitore (acompanhe) o quão eficaz está sendo o seu plano de trabalho (plano de ação) e se precisará intensificar ou mesmo definir novas ações. Além disso, permitirá celebrar a conquista de objetivos menores, ampliando a motivação para continuar na trilha desejada.


A meta precisa ser bem específica para não deixar dúvidas, precisa ser mensurável, ter um tempo definido para o seu acompanhamento. Além disso uma boa meta traz desafios de acordo com a realidade, representando algo que possa ser alcançado, não tornando a meta inatingível. Se assim for, a meta será percebida mais como fator desmotivador do que impulsionador para a ação. Por essa razão, observar o que já se conseguiu realizar e aprender com a experiência do outro lhe ajudará na definição de uma boa e desafiadora meta.


De uma forma bem simples, aplicada ao nosso dia a dia, acabo de lhes apresentar uma metodologia consagrada que as empresas utilizam para solucionar os problemas e prosperarem. Dentro do conceito de gestão, as metas estabelecidas são reconhecidas como problemas criados para promover o crescimento da empresa e o a principal responsabilidade de um gerente é atingir metas.


Na nossa vida, as metas nos ajudam a concretizar nossos sonhos e sairmos do campo da expectativa, criando acordos internos que nos serão úteis para a priorização do nosso tempo, atenção e recursos.


Nos meus próximos textos aqui no WWWarpando, eu abordarei os aspectos relevantes para um plano de ação eficaz.


Por: Reinaldo Rachid

Leia mais





Perspectivas para 2021 - Pela Simone Catalan














A arte de Liderar - Pelo Reinaldo Rachid














Dicas para alinhas coração, mente e sua iniciativa - Pela Angela Schmidt

24 visualizações0 comentário