• Equipe wwwarpando

Quando iremos mudar e parar de construir casinhas?

O tema dessa semana no Blog são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sob a perspectiva do Planeta. Irei continuar brincando com a analogia dos jogos infantis. Hoje, para a roda, quero trazer duas Brincadeiras a de ligar os pontos e o jogo dos pontinhos.


No Jogo dos pontinhos, temos como objetivo, ligar os pontos completar os quadradinhos, formar uma "casinha" e colocar a inicial do seu nome. Quem ganha? Quem acumular o maior número de casinhas com as suas iniciais.

O que aprendemos com isso? Devemos construir casinhas e mais casinhas, depois colocar o nosso nome, garantir a nossa "propriedade privada", acumular para ganhar o "jogo". Enfim, o que importa é o meu quadrado, não preciso muito me preocupar com o todo.


Falando em ter uma visão ampliada, lembrei do jogo de ligar os pontos. Que vamos conectando o número 1, depois o 2, o 3 até formar um desenho. Será que nós não permanecemos com um campo de visão restrito, igual nesse jogo? Olhando de forma "linear", construindo um desenho pré determinado e preocupados com o "amiguinho" mais perto, o 1,2,3.


Não irei me alongar, só queria ressaltar com esse texto, que não iremos chegar a uma solução para o Planeta enquanto continuarmos com essas perspectivas. Essa é minha opinião pessoal! Não iremos conquistar nenhum ODS, de fato, nem viveremos em um mundo melhor, se não mudarmos antes de tudo, a nossa mentalidade.


Por: Simone Catalan

Esse artigo atende à todos os objetivos de desenvolvimento sustentável:

Leia também:






Crianças com superpoderes mudam o mundo brincando - Por Reinaldo Rachid











Qual a relação das Brincadeiras Infantis com... Parcerias, Colaboração, Confiança e Interesse? - Por Simone Catalan












A carta do Cacique de Seattle - Dia do conselheiro












O bem viver - pela Angela Schmidt










#sustentabilidade #responsabilidadecoletiva #jogos #planeta #cuidadocomoplaneta #interdependência #planeta #vida #propriedadeprivada

20 visualizações

Receba nossas atualizações

  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram