• Equipe wwwarpando

Um olhar de renovação... Há quanto tempo você não atualiza seu CV? PARTE 2

Como prometido, a “cutucada” hoje será sobre o RESUMO DE QUALIFICAÇÕES e sobre o que o recrutador quer ler no seu CV na parte destinada à descrição de suas EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS. Espero que o texto da semana passada tenha despertado alguma reflexão...


Vamos lá... Lembre das premissas: a) CV é um documento para registrar sua trajetória profissional, seus conhecimentos, habilidades, experiências e contribuições/realizações que você fez. b) Ultimamente, nos processos seletivos de grandes empresas, antes que um humano leia seu CV, ele já foi analisado e triado por ferramentas eletrônicas de busca e até, mais recentemente, de Inteligência Artificial. c) Quando o recrutador humano estiver lendo seu CV, pense que o que você quer provocar é o desejo desta pessoa em te conhecer mais e ouvir de você , de maneira vívida e detalhada, como foram suas conquistas d) pense também que o recrutador está em busca de profissionais que venham a propor e executar soluções aos desafios que a organização tem hoje. É este recrutador que conhece este cenário interno e não você! Se você não conhece ninguém daquela empresa e não tem acesso a informações acerca dela, é necessário pesquisar! Uma boa forma de você supor características deste cenário é através da leitura atenta dos requisitos das vagas publicadas por aquela organização e aí, capturar palavras que você possa usar no seu CV, tanto no seu resumo de qualificações como na descrição de suas experiências profissionais. O benefício disso? “Machs” nas buscas de CV por sistemas automatizados e alinhamento de linguagem entre você e o recrutador.


Resumo de Qualificações


Em parágrafos discursivos ou itens, você tem este espaço para citar, de maneira clara e objetiva, no que você tem experiências, em quais mercados, quais conhecimentos você tem e o que você sabe fazer. Citar sua formação e certificações e terminar citando algumas competências que você acredita são suas mais fortes.


Lendo esta parte do CV é que o recrutador decidirá se continuará a ler todo o resto e, quem sabe, decidir entrar em contato com você para mais uma etapa de triagem ou até mesmo para uma entrevista.

Sugerimos a busca e leitura de vários exemplos de resumos de qualificações em sites da internet, para inspirá-lo(a).

Ajude o recrutador a, rapidamente perceber que você, pela sua história, tem potencial para ocupar a vaga que está precisando ser preenchida.

É aqui também que se inicia o uso de palavras-chave que serão “capturadas” pelos algoritmos e inteligência artificial dos sistemas de busca de CV, utilizados pelas empresas.


Tá... Ok... Mas, e se eu não tenho experiência profissional para contar? Estou iniciando minha carreira e a minha vida profissional” Use este espaço para contar se você está estudando e/ou as habilidades que você acredita ter e que usa no ambiente da família, dos amigos, da escola e no ambiente que você está.

Achei alguns exemplos na internet super interessantes...

https://www.vagas.com.br/profissoes/resumo-profissional-qualificacoes-e-diferenciais/

https://www.todacarreira.com/exemplos-colocar-resumo-qualificacoes-curriculo/



Experiência Profissional


Inicie sempre contando suas experiências profissionais das mais recentes para as mais antigas, com o nome da empresa, período que lá trabalhou e cargo(s) que você ocupou.

Descreva, em itens, as atividades que exercia e lembre-se que, aqui, aquele processo de capturar palavras na descrição da vaga e adaptá-las no seu texto de CV, encaixando-as, é MUITO ÚTIL!

Mas, a “cereja do bolo” é você conseguir contar, de maneira objetiva, quais foram suas conquistas, contribuições e resultados. Por exemplo “Responsável pela qualificação e negociação de contratos de fornecedores de equipamentos fabris. Resultado: construção de uma lista de provedores preferenciais e redução do valor de contratos em pelo menos 26% em 2 anos.”


Tem exemplos legais neste link


https://www.todacarreira.com/experiencia-profissional-curriculo-exemplos-escrever-sua/#:~:text=A%20Experi%C3%AAncia%20Profissional%20%C3%A9%20um,cargo%20e%20principais%20atividades%20exercidas.


Tenho uma crença de que todo mundo tem muita história sobre ter feito coisas das quais se orgulha... Não tem tamanho e não tem comparação... é sua história! Explore isso...


Em você e em qualquer pessoa que leia seu CV, a reação esperada precisa ser de orgulho. Brinco muito com meus assessorados de mentoria de carreira sobre isso... Termine de ler seu CV, que você mesmo escreveu e tenha a vontade de se “dar um tapinha no ombro” e dizer “Poxa! Bom trabalho!” 😊


Por hoje é só... na terceira parte deste texto, escreverei sobre as outras partes restantes de um CV.


Enquanto isso, convido você a continuar suas reflexões: Quais foram as cenas da sua vida, que foram rodadas no ambiente de trabalho, que te trazem as melhores recordações de suas realizações? Como foram estas cenas? Qual era o seu papel? Como você atuou? O que você aprendeu com estas cenas?


Por : Lígia Mardiression

Continue lendo o nosso blog!







Qual o seu dom? - Por Reinaldo Rachid












Um bate papo sobre Marketing - Por Simone Catalan












Jogando com as competências! - Por Pá Falcão













Forrest Gump na Pandemia - Por Lígia Mardiression











Autoconhecimento e Empregabilidade - Pelo conselheiro Daniel Bregantin








#renovacao #primavera #cv #recrutamento #processoseletivo #curriculum #ligiamardiression


Receba nossas atualizações

  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram