• Equipe wwwarpando

Um olhar de renovação... Há quanto tempo você não atualiza seu CV? PARTE 3

Até agora já escrevemos sobre várias partes que compõem um CV tradicional. Duas seções que persistem neste documento são as onde você cita sua formação acadêmica formal e os cursos/conhecimentos complementares que você participou e adquiriu e que apoiam a execução excelente das habilidades que você têm.


A maneira de descrever estes tópicos é simples: nome do curso/entidade que ministrou/ano de término. Se você ainda não terminou o curso, é só colocar o nome, entidade ministradora e a expressão “cursando” e se você por algum motivo, precisou parar algum curso é só colocar a expressão “não concluído” ou decidir nem citar este cursos.


E qual cursos colocar? Todos aqueles que você acredita são importantes para sua carreira e que tenham a ver com o objetivo de posição que vc esteja buscando. Não importa a duração, se foram “on line” ou presenciais... conhecimento adquirido formalmente precisa ser citado. Só atente pela antiguidade deste curso. Pense que os conceitos sobre as coisas mudam muito rapidamente, o que nos faz pensar se é relevante vc citar que fez um curso sobre um determinado sistema que não se usa mais, por exemplo.


Se o conhecimento foi adquirido informalmente, vc tb pode citar, como por exemplo: “Aprendizagem prática sobre gestão de projetos em atuação voluntária na entidade X” ou “Aprendizagem prática sobre o sistema ERP SAP 2 na implementação deste na empresa tal...”


Nesta seção ainda é interessante colocar sua proficiência em informática, adquirida formalmente em cursos ou não.


E idiomas? Como descrevo?


Bom... se você está pleiteando uma vaga onde a fluência em algum idioma está sendo pedido como requisito ou como diferencial, cite o nível de fluência que vc tem (básico, intermediário, avançado ou fluente), cite a escola e se vc tiver alguma certificação, cite também.


Se vc tem fluência em algum idioma, mesmo que não seja requisito da vaga, cite... Se vc não tem nenhuma fluência, tenho uma opinião polêmica aqui... será que vale escrever “Inglês básico”? No que isso te ajuda...??? se vc é brasileiro(a) e a vaga é no Brasil, não é necessário colocar que vc tem Português fluente. A expressão “Português fluente “ só é importante para quem é estrangeiro e está pleiteando uma vaga no Brasil.


Estamos próximo da última seção do CV: OUTRAS INFORMAÇÕES


Tudo aquilo que vc quer contar sobre vc e não encaixou em nenhum lugar.... rs... e que vc ache relevante para aquela vaga que vc está pleiteando. Para uma vaga externa, de visita a clientes, por exemplo, é interessante mostrar que vc sabe dirigir e talvez tenha um carro próprio. Se vc está atuando academicamente, dando aulas, por exemplo... cite... para mostrar expertise. E se você tem alguma atuação voluntária/social, também é legal contar, não “para se gabar” e sim mostrar competências de colaboração, trabalho em time, orientação por propósito. Só tome cuidado para não ser piegas e transmitir oportunismo. A relevância, claro, precisa ser genuína. Contar hobbies? Prática de esportes? Por que não? Deixe o recrutador te conhecer como ‘ser integral”!


Um CV acaba por aqui. Lembre: O CV é retrato de sua jornada de carreira... cuide dele!!!!!


Na próximo capítulo falarei sobre Carta de Apresentação e sobre outros tipos de ferramentas dos processos seletivos


O convite às reflexões continua: O que você está fazendo para adquirir conhecimentos e habilidades que reforcem sua atuação profissional? Como vc descreve isso no seu CV?


Confiram também: "Um olhar de renovação... Há quanto tempo você não atualiza seu CV?"


Parte 1

Parte 2


Por: Lígia Mardiression

Continue lendo o nosso blog!








Qual o seu dom? - Por Reinaldo Rachid












Forrest Gump na Pandemia - Por Lígia Mardiression













Um bate papo sobre Marketing - Por Simone Catalan






Autoconhecimento e Empregabilidade - Pelo conselheiro Daniel Bregantin








Jogando com as competências! - Por Pá Falcão







#renovacao #primavera #cv #recrutamento #processoseletivo #curriculum #ligiamardiression

Receba nossas atualizações

  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram