VUCA: Como colocar seu motor warp em funcionamento!

Atualizado: Mai 17


Estamos em um momento de mudança. O mundo mudou. O sistema econômico mudou. As relações entre as pessoas mudaram. As competências de gestão, seja autogestão, gestão da família, da equipe, da empresa ou de um país mudaram. As antigas não funcionam mais nas novas estruturas.

O mundo, até agora organizado, compartimentado e previsível não está mais assim. Antes, era possível pilotar sua nave (seja ela você mesmo, sua família, sua equipe, empresa ou país) com um motor de impulso, convencional, que funciona por princípios simples de mecânica: todas as peças estão encaixadas (pessoas e processos), você coloca o combustível (as metas), liga o motor (sua vontade ou liderança) e a nave andava.


Agora, o mundo não está mais assim. O mundo está VUCA. E para navegar em um mundo VUCA, você precisa de um motor de dobra, que atinge velocidades acima da velocidade da luz. As leis da mecânica clássica não funcionam mais. Temos que ir além. Mas primeiro, precisamos entender o que é VUCA.


O conceito de VUCA surgiu nos anos 90, durante a primeira guerra do Iraque, quando os militares americanos perceberam que não conseguiriam ganhar a guerra de um jeito convencional, pois o inimigo não se comportava do jeito convencional. VUCA é uma sigla, que significa volátil (volatile em inglês), incerto (uncertain em inglês), complexo (complex em inglês) e ambíguo (ambiguous em inglês).

Hoje eu vou dar para vocês quatro carlingas (carlingas em um navio sustentam o mastro, em uma nave espacial os motores) para que vocês possam instalar e usar o seu motor de dobra, conseguindo navegar neste mundo em velocidade warp.


Carlinga V – Lidando com a Volatilidade

Os cenários estão mudando instantânea e rapidamente. Existe ainda previsibilidade, mas esta previsibilidade está exigindo rapidez de adaptação. Falta de rapidez de adaptação foi o que permitiu a crise do COVID-19. Se, após a primeira semana, quando já se sabia do contágio exponencial (na verdade, falando com profissionais de saúde descobri que todo vírus que viaja pelo ar funciona assim, então a informação é antiga) tivéssemos tomado as providências, tudo seria amenizado. Mas não. Mesmo com milhares morrendo na Itália (bem mais perto que a China), continuamos tocando nossas vidas como se nada estivesse acontecendo.


Para instalar a carlinga V na sua nave, você precisa exercitar a sua visão sistêmica, a avaliação rápida de riscos, a tomada rápida de decisões e a capacidade imediata de execução. Processos precisam ser adaptados na hora. Pessoas precisam ser resilientes e estar engajadas. Para poder fazer isto você precisa de uma estrutura leve e pouco controladora, tanto de processos quanto de pessoas. Não estou falando para deixar tudo ao deus-dará. Empodere as pessoas para que estas coisas possam ser feitas. Estimule o diálogo e a cooperação para que processos possam ser rapidamente adaptados.


  • Carlinga U – Lidando com a Incerteza

Como nossos dados anteriores não funcionam neste novo modelo de mundo, não temos informações que nos dêem uma sólida base de decisões. Para lidar com a incerteza, precisamos de diversidade de olhares. Esqueça suas crenças anteriores. Olhe de todos os ângulos. Cerque-se de pessoas dos mais diversos tipos. Descubra a visão de todos que o cercam, do faxineiro ao presidente do conselho. Não tenha medo de errar, mesmo porque tudo muda tão rápido que mesmo os erros são rapidamente substituídos.

  • Carlinga C – Lidando com a Complexidade

O mundo deixou de ser linear. Uma ação não provoca mais uma reação prevista. Os estímulos que damos vão ter consequências que não podemos imaginar. Então, mantenha simples. Quanto mais simples, mais fácil perceber no que vai dar.

  • Carlinga A – Lidando com a Ambiguidade

Tudo o que é ambíguo não é claro. Nunca existiu, mas está cada vez mais evidente que as coisas não são mais pretas ou brancas, são furta-cor. Aqui, não sabemos claramente se algo é bom ou ruim, certo ou errado. Para lidar com a ambiguidade, só confiando na intuição. Invista em melhorar a sua intuição. Toda e qualquer ferramenta de autoconhecimento melhora a sua intuição. Terapia, meditação, artes marciais. Para lidar bem com a ambiguidade, você precisa se conhecer!

Essas são as 4 carlingas. Não perca tempo. Instale na sua nave agora! Para que você possa ser o próximo capitão a instruir o leme na direção a seguir e falar a palavra mágica: “Acionar!”.


Por: Pá Falcão




26 visualizações

Receba nossas atualizações

  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram